Série Motores Aeronáuticos - Semana 1

10:05:00 Valdivno Oliveira 0 Comments

Bom dia senhores,

Pensando em temas que poderiam lhes chamar a atenção ao acessarem esta página, seja para pesquisa ou apenas curiosidade, decidi lançar a série "Motores Aeronáuticos", onde a cada semana ou cada 15 dias, trataremos de um motor e algumas de suas especificações.

Começaremos hoje, com um motor aparentemente simples, mas com uma ampla utilização em helicópteros, sendo o AS 350 B2(esquilo) um deles.

TURBOMECA ARRIEL 1D1

        O Arriel 1D1 se caracteriza por um design muito simples, com um número reduzido de partes e cinco módulos de fácil manutenção. O Arriel 1 conquistou sua sólida reputação no mercado de helicópteros baseado em suas excelentes características de manuseio e alto nível de confiabilidade. Apresenta TBO (tempo entre as revisões) de 3,000 horas, que pode ser estendido para "on condition" no Módulo 1 e 6,000 horas nos Módulos 2 e 4.



Figura 1 Fonte: Turbomeca


        O Arriel 1D1 equipa o monomotor Eurocopter AS 350 B2 Ecureuil, capaz de carregar 6 passageiros, e o monomotor Eurocopter AS 550 Fennec.

O motor Arriel é dividido em cinco módulos:

Modulo 01 – Eixo de potencia e Caixa de acessórios;
Módulo 02 – Compressor Axial;
Módulo 03 – Geradora de Gás;
Módulo 04 – Turbina de Potência ou Turbina Livre;
Módulo 05 – Caixa de Redução.


Figura 2 – Desenho esquemático Motor Arriel 1D1 Fonte: Turbomeca do Brasil
Partes do motor:

1 compressor axial;
1 compressor centrífugo;
1 câmara de combustão anular;
2 estágios de turbina geradoras de gás;
1 estágio de turbina de força;
1 caixa redutora;
1 eixo de saída de energia

Características do Motor Arriel 1D1

Função: Realizar a transformação de energia contida no ar e combustível, através da queima, em energia mecânica que é oferecida pelo eixo de potencia (módulo 01).

Principais características: Motor do tipo turbo eixo de concepção modular, que produz 6.000 RPM no eixo de potência e peso aproximado de 126 Kg (vária de acordo com a versão do motor).

Descrições gerais dos sistemas do Motor:

Sistema de Óleo

        Tem por finalidade realizar a lubrificação e resfriamento dos componentes do motor, através de óleo sintético (tabela de óleo permitido no manual do motor).
         O reservatório e a unidade de resfriamento são instalados fora do compartimento do motor.
      O Sistema propicia indicações de pressão e temperatura do óleo, além de indicação de limalha no motor, através de plugs magnéticos instalados nas vias de circulação do óleo.

Sistema de Ar

         É um sistema que trabalha com pressurização do ar e que auxilia na queima do combustível e ajuda no resfriamento das partes internas do motor. O sistema supre outras partes do motor e aeronave, como ventilação dos injetores de partida, servir como controle de componentes do motor que trabalham por pressurização de ar (ar P2), controle da válvula de sangria (bleed valve) e aquecimento de cabine.

Sistema de Combustível

       O fornecimento de combustível é realizado através de uma bomba do tipo mecânica. Existe uma unidade de medição e válvulas que compõem a Unidade Controladora de Combustível (FCU – Fuel Control Unit) que participa do processo de dosagem de querosene.
        O processo de partida se dá através de dois injetores simples (partida inicial) e a manutenção do fornecimento do querosene pela roda injetora (roda centrifuga).

Sistema de Controle

      Mantém a velocidade de rotação da turbina constante (N2/NTL – Turbina Livre). Controla a aceleração (N1 – Turbina) abrange sistemas de proteção variados. É composto de um sistema hidromecânico que utiliza o próprio combustível com fluido hidráulico para acionamento de componentes do motor, principalmente o FCU.

Procedimento de funcionamento do motor.

       Inteiramente automático, sendo que o nível de controle é realizado na partida, parada do motor e controle de emergência.

Indicação do Motor

         Diversos sensores indicam velocidade de rotação da geradora de gás, temperatura do gás na saída da turbina (T4 – módulo 03), torque, temperatura e pressão do óleo, mencionados no sistema de óleo e indicações variadas.

Partida

        O giro inicial é realizado por um motor de arranque elétrico, conhecido como “starter gerador”, pois tem a função colocar o motor em uma rotação favorável a partida e também suprir o sistema elétrico da aeronave.
         Na partida, além do starter, trabalham também duas caixas de alta energia e o controle de combustível manual realizado pelo piloto, através da manete de vazão.

Sistema Elétrico

         Compõe esse sistema: o sistema de partida, sistema de indicação, sistema de “overspeed”.
        É importante lembrar que após o procedimento de partida, com a manete de vazão na posição de voo, o motor não necessita de energia para continuar em funcionamento, ou seja, queima do combustível.

TCC, Oliveira, Valdivino Viana de, retirado dos sites:
turbomeca.com
turbomeca.com.br
airbushelicopters.com


(Sugestões de motores a serem apresentados ou trabalhos acerca dos mesmos podem ser enviados para valdivinolds@gmail.com)


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