Yoke

17:05:00 chpj 1 Comments

Yoke ou Manche


Yoke King Air
     Quando comecei a pensar no projeto me passou pela cabeça qual yoke iria usar. Nesse momento ainda não tinha pensado em uma aeronave específica, só pensava no yoke e como seria feito. Então me toquei que para pensar em como fazer, antes era preciso saber qual o alvo. Sempre gostei do modelo da Beechcraft, mas me peguei pensando no pedestal do Navajo e por isso nada mais correto que um Yoke Piper. 

Yoke Piper 

     Mais uma vez recorri a fotos, medidas em projetos 3D e no Navajo da carenado e o resultado ficou assim:



     A ideia é um misto de materiais que inclui um cubo de madeira, plástico, cano de PVC, Barra roscada 1/4, MDF e espuma expansiva (se vai dar certo só a prática dirá).


Vista de corte corpo central do Yoke

Corte do Yoke em varis vistas
      O eixo será dublo, coaxial, por fora um cano PVC por dentro uma barra roscada de 1/4 e nas extremidades do cano teremos rolamentos por onde apoiara o eixo central. Meu projeto é que o movimento de nariz pra cima e para baixo seja feito no eixo externo. E no interno o movimento de rolagem. Ambos os eixos terão molas para fixá-los ao centro, os dois estarão ligados a potenciômetros que transformarão os movimentos em corrente elétrica.
   Desta forma o eixo externo corre em uma corrediça adaptada, e o eixo interno gira para direita e esquerda apoiado em rolamentos.
     Além do eixo e toda a parte eletrônica, o chassi vai receber também uma alavanca do trem de pouso com três leds verdes; as placas serão fixadas na base do chassi e no fundo dele teremos dois conectores:  DB25 e DB15, por onde conectarão os cabos vindos do Rudder e do Pedestal. Do chassi sairá apenas um cabo USB para conectar ao computador.


Primeiro esboço 
     Já que pra mim detalhes são muito importantes fiz adesivos para o yoke e os painéis do chassi.
Adesivos para o Yoke e seu chassi

     O yoke terá na parte de cima, assim como no original, os comandos de Trim, AP e CWS. Na lateral estou pretendendo montar um botão PTZ de quatro pontos para mover dentro da cabine.

   Para esse comando vou usar os DS341, mesmos usados no painel do AP e dois DS316 2T preto e vermelho, e para o botão PTZ uma placa vigem, quatro push button e uma capa de analógico de controles do ps2.  
 
   Os cabos vão passar por dentro da estrutura e entrarão no chassi.
    
    Continuando o projeto.




    Essa vai ser a parte de cima do manche fiz o lixamento quebrando as quinas e dando um contorno arrendondado na peças

      

    Comprei o material de ferragem que faltava, vou criar uma pagina com os materiais para facilitar.


    Como as placas ficarão no chassi do manche coloquei conectes para ligar os outros módulos a ele .


    Minha ideia é cortar e entalhar o meio do manche nesse cubo vai ser uma tarefa árdua mas acho que vai ficar legal a eles vão se ligar os dois pedaços de plásticos que vão se ligar aos canos que por sua vês vão se ligar as duas cabeças do manche, tenho uma ideia de como fazer isso, mas não sei fazer isso vai ser um trabalho legal e bem artesanal.   


    Para piorar minha situação fiz um corte errado nas laterais e falta 3 Cm de MDF :( mas vou resolver isso, o projeto não pode parar!!!!


    A semana passada foi uma semana de muita lixa, comi quilos de pó lixando e dando acabamento em tudo. Fim de semana passado fui para casa dos meus pais, lá tem mais ferramentas para fazer as furações e mecanismos internos dos eixos. Todo tipo de serviço de acabamento fiz durante a semana, esse fim de semana depois de tudo preparado iniciei a pintura.

    Instalei os dois rolamentos no interior do cano, o cano que comprei tem uma parede mais grossa do que a especificada pelo fabricante, assim tive que trabalhar o cano no calor para que o rolamento ficasse na posição desejada.



    Fiz um corte em metade do cano para que servi de fim de curso, usei uma porca borboleta cortada para que de o fim de curso desejado no eixo de rolagem, travando uma porca contra a outra evitasse que mude de posição. Na segunda foi fixado as molas para manter o eixo no centro.




    Usei um trilho de corrediça articulada, e um calço de mdf, e fixo no trilho prendi o cano a este com abraçadeiras plasticas neste apoio de madeira  foram fixadas as molas para centralizar o eixo de arfagem.
    No fim do trilho foi instalado um suporte feito em Alumínio para receber o potenciômetro que ficara ligado ao eixo de rolagem.




       Material lixado e pronto para pintura





Resultado depois da pintura



    Esse fim de semana pretendo ir para casa dos meus pais começar a fazer o manche vamos ver no que vai dar!!!


Um comentário:

Todos os direitos, e as opiniões contidas são de responsabilidade de Carlos Henrique Peroni Junior. Tecnologia do Blogger.