EMB 820 Navajo e o Projeto X

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Embraer - 820C 

Piper NAVAJO PA-31-325CR
       Assim a Embraer anunciava "sua nova aeronave" em um antigo folder de publicação:

Antigo folder de publicidade 
  "E um bimotor de classe internacional, com capacidade para transportar confortavelmente até 10 passageiros em uma versão "Commuter". A versatilidade é a característica principal deste avião, fabricado pela EMBRAER, resultado do acordo de cooperação industrial com a PIPER (PA-31-350). Admite os mais variados arranjos internos, desde o seu modelo executivo, com mesas para secretária, toca-fitas, poltronas reclináveis e outros equipamentos destinados a transformá-lo em um luxuoso escritório executivo dos ares, até sua versão de cargueiro capaz de transportar 1350 kg de carga útil. 

Lycoming 350 HP

     Seu grupo motopropulsor é formado por dois motores Lycoming, de 350HP turboalimentados e com injeção direta de combustível, o que lhe garante baixo custo operacional e excelente performance.


Cabine EMB 820
A moderna instrumentação eletrônica de comunicação e radiofrequência foi escolhida para equipar o EMB-820 NAVAJO. Dispõe de piloto automático, DME, "glide slope", marker beacon, transceptores NAV/COMM, ADF duplos e outros 
O Navajo é, sem dúvida alguma, o bimotor de maior aceitação no mercado nacional e internacional aéreo e por particulares que desejam dispor de uma aeronave de maior porte e eficiência para suas viagens de negócios ou de turismo."
   Isso realmente resume bem o que foi o Navajo, seja pela Piper ou pela Embraer, aqui no Brasil ele teve vários operadores de táxi aéreo entre eles um muito famoso, A TAM, que na época se chamava Táxi Aéreo Marília, fundada na década de 60 na cidade de Marília interior de São Paulo.
    "Em Junho de 1976 depois de se mudar para São Paulo e tornar-se TAM Linhas Aéreas a empresa tinha na frota Cessna 402 e Piper Navajo que cumpria os voos:
TAM590 Congonhas -> Araçatuba
TAM591 Araçatuba -> Congonhas
TAM592 Congonhas -> Araraquara ->São José do Rio Preto
TAM593 São José do Rio Preto -> Araraquara -> Congonhas
TAM594 Congonhas -> São José do Rio Preto
TAM595 São José do Rio Preto -> Congonhas
TAM596  Congonhas -> Araraquara -> São José do Rio Preto -> Urubupungá

TAM597 Urubupungá -> São José do Rio Preto -> Araraquara -> Congonhas" 
Fonte: http://www.avioesemusicas.com/os-primordios-da-tam.html  


      Então de onde vem a ideia de misturar esse bimotor com meu projeto?


    Durante muito tempo fiz vários voos com um navajo da FSD no FS2004. Meus voos partiam de SBBH-Pampulha para variados aeroportos regionais de Minas Gerais e alguns para estados vizinhos.
Cabine do Navajo no X Plane 11
     Depois no X Plane passei a usar o Navajo da Carenado e cada vez mais gosto de voar esse pequeno bimotor. Outros voos mais longos, fiz no Piper Chetyenne que compartilha mesma base do Navajo, porém é pressurizado e tem motores PT6 turbo hélice. Gosto muito desse desenho de cockpit, assim como gosto também dos King Air, mas no final das contas optei pela simplicidade da Piper, aliado ao fato de que foi montado também pela EMBRAER, resolvi fazer o projeto baseado na cabine do Navajo.

    É um formato que vai me atender em todas as simulações nas mais variadas aeronaves.


Da cabeça para o papel!

Reprodução do manche e pedais
Reprodução do pedestal de manetes


Basicamente vou reproduzir o Yoke, Throttle Quadrant e os pedais do Navajo, para isso vou usar:
  • MDF cortado a laser;
  • Tirante de 1/4;
  • Barra de alumínio;
  • Manetes / controles genéricos de pc;
  • Parafusos e porcas;
  • Material eletrônico;
  • Habilidade em serviços manuais.
Yoke 
Throttler Quadrant
Rudder 


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