Um pouco de Historia
Introdução

Ao final da década de 1970, o desenvolvimento de novos produtos – como o EMB
312 Tucano e o EMB 120 Brasilia, seguidos pelo programa AMX, em cooperação com
as empresas Aeritalia (hoje Alenia) e Aermacchi – permitiu que a Empresa
alçasse a um novo patamar tecnológico e industrial.
A entrada em operação da nova família de jatos comerciais EMBRAER 170/190 a
partir de 2004, a confirmação da presença definitiva da Embraer no mercado de
aviação Executiva com o lançamento de novos produtos, assim como a expansão de
suas operações no mercado de serviços aeronáuticos, estabeleceram bases sólidas
para o desenvolvimento futuro da Empresa. Com uma base global de clientes e
importantes parceiros de renome internacional, há mais de 40 anos a
Embraer contribui para integrar o mundo pela aviação, diminuindo
distâncias entre povos e oferecendo o que existe de mais moderno em tecnologia,
versatilidade e conforto em aeronaves.
1º parte da historia
Em 20 de janeiro de 1941, foi criado pelo Decreto Lei n.º 2961 o Ministério da Aeronáutica com o objetivo de desenvolver, ampliar e coordenar as atividades técnica e econômica da aviação nacional, visando o progresso e a segurança nacional. Com a II Guerra Mundial, o Ministério da Aeronáutica sentiu a necessidade de montar uma sólida base técnica no país e formar seus próprios engenheiros especializados, além de incentivar a indústria aeronáutica.
Em 29 de janeiro, por intermédio da Portaria nº 36, foi criada a
Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COC-TA), subordinada ao Ministério da Aeronáutica, sendo considerada oficialmente criada apenas em 25 de março de 1949, por intermédio do Decreto nº 26.508.
Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COC-TA), subordinada ao Ministério da Aeronáutica, sendo considerada oficialmente criada apenas em 25 de março de 1949, por intermédio do Decreto nº 26.508.
A partir de estudos realizados por esta comissão, optou-se escolher São José dos Campos no estado de São Paulo pelas suas características topográficas e climatológicas, como local para as
instalações da sede do centro tecnológico nos moldes definidos pelo Brig. Casemiro Montenegro.
instalações da sede do centro tecnológico nos moldes definidos pelo Brig. Casemiro Montenegro.
Em 16 de janeiro o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é
criado pelo Decreto Lei n.º 27.695, definido pela Lei n.º 2.165 de 05 de janeiro de 1954, com sede nas instalações do CTA - Centro Técnico de Aeronáutica, hoje Centro Técnico Aeroespacial. Além da criação do Curso de Engenharia Aeronáutica, foram implantados no ITA os Cursos de Eletrônica em 1951, de Mecânica em 1962, de Infra-Estrutura Aeronáutica em 1975 e de Computação em 1989. Em 1975, o Curso de Engenharia Mecânica foi transformado em Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. O ITA também foi pioneiro no Brasil no oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu em Engenharia, em nível de Mestrado e Doutorado, a
partir de 1961.
criado pelo Decreto Lei n.º 27.695, definido pela Lei n.º 2.165 de 05 de janeiro de 1954, com sede nas instalações do CTA - Centro Técnico de Aeronáutica, hoje Centro Técnico Aeroespacial. Além da criação do Curso de Engenharia Aeronáutica, foram implantados no ITA os Cursos de Eletrônica em 1951, de Mecânica em 1962, de Infra-Estrutura Aeronáutica em 1975 e de Computação em 1989. Em 1975, o Curso de Engenharia Mecânica foi transformado em Curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. O ITA também foi pioneiro no Brasil no oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu em Engenharia, em nível de Mestrado e Doutorado, a
partir de 1961.
com a criação do CTA o curso de engenharia aeronáutica que existia na Escola Técnica do Exército, localizada no Rio de Janeiro, foi transferido para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Centro Técnico de Aeronáutica. A primeira turma do ITA iniciou os estudos no Rio de Janeiro em 1947, mas graduouse em São José dos Campos em 1950.
Organização do CTA

O Centro Técnico de Aeronáutica seria o órgão científico e técnico do Ministério da Aeronáutica com o objetivo de exercer suas atividades em favor da Força Aérea Brasileira, da Aviação Civil e da futura Indústria Aeronáutica, segundo os programas e planos do Ministério da Aeronáutica. Além de conduzir pesquisas e/ou projetos de natureza científica ou tecnológica (teórica ou experimental), a fim de atingir avançados conhecimentos tecnológi
cos.

O IPD tinha sob sua direção um Departamento de Aeronaves (PAR), um de Eletrônica (PEA), um de Materiais Criação do IPD (PMR) e um de Motores (PMO). Dentro desse contexto, dois dos principais objetivos do IPD eram: “ensaiar e homologar novos tipos de aeronaves produzidas no país bem como aeronaves modificadas ou alteradas e fornecer os certificados de tais homologações” e “ensaiar e homologar equipamentos, componentes e materiais de interesse dos órgãos da aeronáutica, por solicitação de outros órgãos do governo ou da indústria”.
Estudo para avião brasileiro de médio porte

Além da equipe IPD/PAR, participaram do projeto outras organizações do Ministério da Aeronáutica, como o Parque de Aeronáutica dos Afonsos, o Núcleo do Parque da Lagoa Santa, o grupo de Suprimento e Manutenção, assim como várias empresas do setor privado, ligadas ao ramo aeronáutico, entre elas Aerotec e Avitec.
Em
26 de outubro, o primeiro protótipo do Bandeirante, pintado nas coresda Força
Aérea Brasileira (FAB), foi apresentado às autoridades e realizou seu primeiro
vôo de demonstração, embora o primeiro vôo tenha ocorrido em 22 de Outubro de
1968.
Nascimento da EMBRAER ...
Nascimento da EMBRAER ...
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