Exercício de Eletrônica Teórica
Pontos: Quatro
Entrega: no maximo 25/04
Fazer um relatorio sobre o acidente do Alaska Airlines 261
Aeronave: McDonnell Douglas MD-83
Operador: Alaska Airlines
Vôo: 261
Tipo: Descontrole em vôo com choque ao mar
Nº. Óbitos: 88
Nº.
de Feridos: Zero
Durante um vôo
entre Porto Vallarta e Seatlle um MD83 cumprindo o vôo 261 da Alaska Airlines
teve seu estabilizador horizontal bloqueado por um defeito, como tentativa de
desbloqueio a tripulação tentou diversas vezes acionar o motor responsável pelo
movimento do estabilizador, como conseqüência a aeronave perdeu totalmente o
controle vertical, iniciando um mergulho, após alguns instantes nesta atitude a
aeronave chocou com o oceano pacifico nas proximidades da Ilha Anacapa ao norte
da Califórnia matando os oitenta e oito ocupantes.
Após analise dos destroços e dos dados da Flight Data Recorder, investigadores do NTSB revelaram, que a falha ocorreu por colapso do macaco de parafuso que movia o estabilizador, durante a analise da peça ficou claro a falta de lubrificação, o que gerou contato das partes metálicas da peça, assim ocasionando a destruição da rosca do macaco, e conseguinte desprendimento do eixo do estabilizador, movendo este para uma posição alem de seus projetos aerodinâmicos, provocando a atitude de picada que levou a aeronave ao mergulho.
durante investigações feitas nas instalações de manutenção da Alaska Airlines foi descoberto que devido a motivos financeiros a empresa havia aumentado o tempo entre revisões dos estabilizadores de seus MD83 em 400%, o que permitiu que faltasse lubrificação entre a porca do macaco e o eixo do estabilizador, levando a danos onde era necessária a troca do macaco de parafuso, além disto, ficou claro em documentos que a aeronave que sofrera o acidente teve a troca do macaco de parafuso adiada para próxima revisão, complicando sua situação de lubrificação até a inexistência, que gerou o colapso do sistema.
Após esta investigação, novas diretrizes e normas de manutenção e inspeção de manutenções realizadas, foram aplicadas, para garantir que este erro não aconteça novamente, um estudo sobre o sistema de controle do estabilizador do MD83 foi feito e apontou falha de projeto, por não contemplar redundância do sistema ficando este como único o que em caso de falha pode ser catastrófico.
o May Day Desastres Aéreos pode ser baixado atravez deste link:
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