Formação profissão e perspectivas de entrada na aviação

21:08:00 Manutenção do Blog 7 Comments

Boa Noite

Bom, pensei muito em escrever este texto; Durante vários dias pra dizer a verdade, mas por fim percebi que com ele faria mina parte e ajudaria muita gente. 
Recebemos muitos emails perguntando sobre a profissão de mecânico de aeronaves, e principalmente sobre salário e perspectivas de mercado, a uma semana pensando como iniciar a resposta de mais um destes emails, eu chegava sempre a mesma pergunta, como falar de algo que eu não fiz? Que eu não vivi?

Sim; Apesar de já formado com duas CCT's, com uma bagagem de conhecimento muito boa, devido aos estudos autônomos inerentes aos "Pilotos Virtuais" e amantes da aviação, eu não me considero um Mecânico de Aviões, isso porque eu ainda não exerci minha profissão, nem mesmo consegui um estagio para receber meu diploma, sendo assim não posso e não tenho direito de falar nada sobre a profissão de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, no dia em que for contratado eu lhes direi o que é ser um MMA.

O segundo ponto e sobre o salário, quanto a este tenho por costume explicar o que observo, nestes dois anos e meios de corrida atrás de um estagio, vejo que esse ramo e dividido em três profissionais:


Nº1 O Aluno \ Estagiário

Este famigerado por trabalho não tem serventia alguma para a aviação e quando contratado e por "QI" ou por conhecimentos adquiridos em outros cursos, metalurgia, mecânica, eletrônica etc. geralmente ganham muito mal ou nem ganham para trabalhar, são bolsas de poucas centenas de reais, mas que ajudam a pagar os R$400,00 reais de investimento na formação.

Nº2 O CCT

Este, no caso EU, acabara de formar, foi lá e pagou a ANAC R$150,00 por cada carteira, correndo o risco de não ter estudado o suficiente e perder o investimento e sair sem a tão sonhada CCT, este serve para a aviação afinal as leis permitem que ele ajude os mecânicos no serviço, porem tem muito CCT pra pouca vaga, e novamente o "QI" impera, são raríssimas às vezes em que um CCT se encaixa em uma empresa sem conhecer "aluguem", eu conheço alguns que assim conseguirão vaga, e são muito felizes, a outra parcela de CCT's estão ai, a mendigar uma vaga nos aeroclubes, taxi aéreos, oficinas e cias aéreas, fazem como eu, todo mês inundam as caixas de emails e recepção das empresas com currículos, tudo isso na desesperada vontade de entrar na aviação, de viver e sentir a aviação, de tocar e aproximar das aeronaves, para estes a vida foi um pouco mais generosa e a boca que era minguada com poucas centenas, começa a ficar meia boca, afinal estes gozam de um salário variando de R$700,00 a R$1500,00 iniciais, nada mal, isso se encontrar uma vaga, afinal com o imenso numero de CCT's  as empresas procuram nessa multidão o mais qualificado, com alguma experiência, inglês fluente, que estudou nas melhores escolas do Brasil, outros cursos tecnológicos e por ai vai, EU estou aqui no meio dessa multidão tentando achar um buraquinho pra entrar em uma empresa.

Nº3 O CHT, FAA, o The Best, o pica das galáxias...

Neste patamar estão os profissionais que possuem grande bagagem de experiência, nome conhecido na aviação nacional e até internacional, são os verdadeiros MMA's, a eles é destinado os salários maiores, aqueles anunciados aos alunos novatos do curso pelas escolas de manutenção, vendendo o peixe grande ao aluno em vez de lhe mostrar o quanto é difícil crescer neste ramo, este salário varia de R$1500,00 ao "infinito e além”, afinal alguns ganham, em dólar ou euro dependendo da companhia que trabalham, e dos certificados que possuem, geralmente falam inglês fluente, são conhecidos e disputados a tapas pelas empresas, afinal é neste patamar que esta a falta de mão de obra.

Muito se fala sobre falta de mão de obra na aviação em parte é verdade tem profissionais como os CHT's que faltam na aviação, mas CCT’s e Alunos são o que mais tem no mercado.

Perspectiva de mercado 

Bom isso é questão de lógica, desde que iniciei o meu curso, isso em 2011 ouço noticias de Cias fechando de empresas de manutenção falindo, de demissões em massa, e fusões mirabolantes entre empresas aéreas, e lhes digo senhores; elas estão em crise, esta é a forma de medicar as empresas doentes, cortando gasto, o prognostico não é bom estamos em crise, temos aéreas fechando os trimestres com prejuízo, combustível em alta, uma guerra de mercado por preços baixo onde as empresas cortam gastos operacionais para se continuar competitiva no mercado, se a empresa não vai bem, reduziremos os voos, reduziremos a tripulação reduziremos as aeronaves e reduziremos os mecânicos isso é lógica, tudo e gasto.

O Brasil definitivamente de 2010 pra cá não tem sido um mercado bom para aviação, temos países subdesenvolvidos na África que apresentam crescimento de frota, de mão de obra e de valores das empresas, maiores do que no Brasil, temos inflação, nossas empresas são dependentes do dólar, hoje ele bateu a casa dos R$2,45 e continua a subir, se eu gasto em dólar isso e péssimo.

O que eu espero?

Não sei, estou mais perdido do que cego em tiroteio, graças a minha formação de técnico de informática e redes lógicas, mantenho minhas dividas pagas, meu futuro na aviação é incerto, eu procuro investir em conhecimentos que posso utilizar em ambas as profissões, como o inglês, por exemplo, penso em fazer eletrônica também, mas não gastarei nenhum centavo na aviação, já gastei muito, em torno de R$15, 000,00 e um ano depois não tive nenhum retorno e me preocupo com o fato que quando tiver, e se tiver no futuro uma demanda por CCT's já serei velho e talvez já tenha esquecido boa parte do que aprendi.

Aos Novatos o que eu digo?

Bem vindos ao mundo senhores, e como me disse um mestre:

“O mundo é mal e ele será mal com os senhores também”

Não quero amedrontar ninguém nem minguar os sonhos de alguém, afinal eu continuo com meu sonho, mas quero que fiquem cientes do navio que estão entrando, neste navio temos um furo no casco, já fecharam as comportas dos compartimentos inundados, se afundaremos ou chegaremos a tão sonhada margem, nenhum de nós é capaz de prever, o mercado da aviação é um mercado frágil e muito instável, o melhor conselho que já ouvi, foi de um veterano CMTE da velha Varig, ele disse "Na aviação sempre temos que ter um plano B”, sejam bem vindos e tragam com sigo botes e coletes salva vidas, pois navegamos por águas turbulentas.

 Decolamos com um CB na Proa!!!

Carlos H Peroni Jr
mapblog.sac@gmail.com



7 comentários:

  1. Boa tarde Carlos,

    O seu comentário é interessante e em certas partes verdadeiro. Só não concordo com a parte em que fala que a aviação é um mercado muito instável. Se você for um bom profissional sempre terá seu lugar reservado, não só na empresa em que trabalhar pois a aviação é um "ovo" todo mundo conhece todo mundo, se fizer besteira acaba com sua carreira mas caso contrário sempre terá espaço no mercado. Tenho pouco tempo de aviação, mas convivo diariamente com pessoas que têm mais de 40 / 50 anos de aviação e é o que todos comentam. É difícil entrar? Sim, mas não impossível. Me formei no Polimig em 2011 e antes mesmo de formar eu já estava empregado. Hoje o mercado esta realmente saturado mas ainda existem muuuitas vagas para CCT, o maior problema é que a demanda é mais para bases remotas como por ex: Manaus / Jiparaná dentre outras. Abraço o blog está de parabéns... Não desista pois é muito gratificante trabalhar na aviação !!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Higor Ferreira

    Interessante seu ponto de vista, e reconheço que depois de fixados os pés no mundo da aviação, realmente é difícil sair dele, mas até fixa-lo é outra historia, e que este é um mundo bem instável isso é sim, ele depende de muitas variáveis de mercado, como valor do dólar, alta do petróleo, crises de mercado, externo e interno, falência de empresas,criação de novas, acidentes aéreos e essa lista continua, fico grato pela participação e pelo incentivo, não desisto fácil, e já me preparo para iniciar o curso de Engenharia Mecânica, só não suporto ver propagandas enganosas tentando mostrar uma verdade que não existe.
    Um grande abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Eu passei exatamente por isso, fiz um curso tecnólogo em manutenção de aeronaves, pra tentar me diferenciar, tirei 2 CCT's, e tentei por 2 anos um emprego na área, sem sucesso..entreguei curriculum para vários conhecidos que trabalha na área, e nunca dava certo, comecei a trabalhar no aeroporto, e uma empresa tercerizada da Infraero, mas não era na manutenção, fiz isso pra tentar ficar perto e ter mais contatos, também não deu certo, um dia, acessei o site da Anac e comecei a ligar e enviar email para várias empresas de manutenção no Brasil, um dia recebi uma ligação para uma entrevista, eu morava em CWB e a entrevista era em POA, pensei várias vezes sobre o que e queria, resumindo.... trabalho com Aux. de Manutenção de Aeronaves, em uma empresa MRO que presta serviços pra Boeing, Airbus, Embraer entre outros, uma verdadeira escola, aprendi e aprendo muito, moro em POA há mais de 1 ano, irei tirar minha CCT de AVI, falta 1 ano e 10 meses para que eu checar as minhas carteiras. Acredito que vale apena insistir, que no final vale mto apena. Valeu

    ResponderExcluir
  4. Interessante a sua experiência.
    Eu cheguei até aqui nesse blog Justamente porque eu estou interessado em entrar nessa área, mas estou meio com o pé atrás de fazer o curso e acabar não conseguindo emprego.
    Apesar de ter escrito a mais de dois anos, seu post me esclareceu muita coisa.
    Se puder, mande-me atualização de como está a área atualmente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. A situação piorou ta bem complicada, o negocio e estudar e estudar indico inglês, outras carteiras e um superior em curso vai ajudar muito quando a situação melhorar

    ResponderExcluir
  6. bom dia carlos bom dia amantes da aviação como eu no meu istagran so fala de avião pois é estou a procura de emprego nesta area auxiliar de pista de oficina de qualquer coisa mas esta muito complicado eu tenho as 364 horas checada do basico e falta a de 60 horas na oficina ja tenho terminado um curso gmp e não consegui grana para fazer a checagen da anac pois estou desempregado e a procura de emprego as vezes acho que não é para mim pois o dificuldade danada se alguem souber de alma vaga para treinne me avisem pois a anac cria as leis ai e nos que estamos nos adequando a estas leis sofremos pois não temos respaldo e o seu comentario diz sobre isto tambem o que vc perguntar sobre avião eu sei e se não souber quero descobrir bom eu sou de aparecida de goiania e estou a procura de emprego pois tenho uma faculdade para terminar e 3 carteiras para checar agrdeço ai aos amigos de profissão que me derem uma força bom dia a tds

    ResponderExcluir
  7. fiz curso de gmp tenho cct da anc tenho usiangem falo inglês e ate hoje nunca foi se quer chamado para entrevista terminei o curso em meados de 2017

    ResponderExcluir

Todos os direitos, e as opiniões contidas são de responsabilidade de Carlos Henrique Peroni Junior. Tecnologia do Blogger.