Introdução Motores Ciclo Otto

20:51:00 Valdivno Oliveira 0 Comments

Ciclo de Otto

O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel.
Motores baseados neste ciclo equipam a maioria dos automóveis de passeio atualmente. Para esta aplicação, é possível construir motores a quatro tempos mais eficientes e menos poluentes em comparação aos motores a dois tempos, apesar do maior número de partes móveis, maior complexidade, peso e volume, comparando motores de mesma potência.

Nikolaus August Otto (Holzhausen an der Haide, 10 de Junho de 1832 Colônia, 26 de Janeiro de 1891) foi o inventor do motor de combustão interna do ciclo de Otto (motor a gasolina).
Casado com Anna Gossi tiveram sete filhos, dentre eles Gustav Otto, construtor de aviões.
Iniciando a seu carreiro como vendedor de alimentos em Colônia, Otto se tornou obcecado com o surgimento da tecnologia naqueles dias – gás e vapor.
A grande notícia da época era a invenção por Etienne Lenoir de um motor que queimava gás natural. Ele era anexado ao carro, mas, apesar de se mover com sua própria força, o motor era ineficiente e barulhento.
Otto acreditava poder melhorar as coisas com um combustível líquido, e começou a experimentar. Construiu seu primeiro motor a gás em 1861 e formou uma sociedade com o industrial alemão Eugen Langen. Originalmente conhecido como N.A. Otto & Cia, a empresa ainda opera, com o nome comercial Deutz AG.
Por um feliz acidente, Otto descobriu o valor da compressão da mistura do combustível e ar antes de queimar. Nasceu assim a idéia do ciclo de Otto, ou ciclo de quatro tempos.
Depois de cinco anos desenvolvendo o projeto, Otto finalmente ganhou uma medalha de ouro por seu ‘motor de gás atmosférico’ na Exposição de Paris de 1867.

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