Este post trata da atual situação do PP-SMA o 1º 737 a voar na America Latina, e o segundo a voar mais tempo por uma só empresa, (um pouco da historia desta aeronave)
PP-SMA em sua primeira pintura
Avião histórico foi arrematado em um leilão por um empresário de Belo
Horizonte, que promete preservar a história da VASP e deixar a aeronave aberta
ao público
O Boeing 737-200 estacionado desde
2004 em uma área remota do Aeroporto de Confins já tem um novo dono. A
aeronave, fabricada em 1969, foi arrematada por R$ 92 mil em um leilão no dia
30 de outubro. A reportagem do Vrum conversou com o vencedor do leilão, um
empresário de Belo Horizonte que preferiu não se identificar e nem informar a
finalidade da compra do Boeing.
O comprador, sócio em um grupo empresarial do ramo
hoteleiro e imobiliário em Minas, disse que, em breve, a aeronave será exposta
ao público e que ele faz questão de preservar a memória do PP-SMA, prefixo do
Boeing, que foi o primeiro 737 a voar na América Latina e recordista por voar
mais tempo em uma única companhia aérea. O novo dono do avião informou que, por
causa da importância histórica desta unidade, a Boeing entrou em contato com
ele fazendo uma excelente oferta para comprá-la e levá-la para o museu dela em
Seattle, nos Estados Unidos, além de oferecer um outro avião semelhante na
troca pelo PP-SMA, mas a oferta foi recusada.
Apesar do precário estado de conservação da
fuselagem, o interior da cabine principal se manteve praticamente intacto, com
as poltronas em couro e revestimentos em bom estado. Já na cabine de comando,
faltam diversos equipamentos, mas que o empresário já está providenciando para
deixar o cockpit original. Como o avião não ostenta mais as turbinas acopladas
às asas, o vencedor do leilão disse que irá colocar as carenagens para que a
aparência externa seja idêntica a de um avião ainda em operação.
Cabine de passageiros
Poltronas em couro
O empresário pretende pintar o
avião novamente com as cores da Vasp, no mesmo esquema de quando ela deixou de
operar, para isso, está buscando uma autorização para usar a marca da companhia
aérea, que teve a falência confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)
em junho de 2013. O investimento somente na reforma da aeronave é de cerca de
R$ 90 mil, mas os valores para o desmonte e translado da aeronave não foram
revelados.
O Boeing deverá deixar o Aeroporto
de Confins em no máximo 30 dias, segundo o comprador e a logística já vem sendo
estudada com as autoridades de trânsito e com a Infraero. "Temos algumas
ideias legais, mas no momento não vamos revelar, mas os admiradores da aviação
irão gostar", disse o comprador em tom misterioso.
Bom pessoal é isso, esta notícia foi publicada ontem pelo portal de noticias automobilísticas Vrum, e até onde vi é uma realidade, e fico muito feliz com esta iniciativa, e quero sim ver o SMA montado e pintado, uma pena não vê-lo novamente em voo, mas vê-lo montado, guardado e sendo cuidado já me vale, porem devo ressaltar que este trabalho deve demorar, tendo em vista o estado da aeronave, inclusive de seu cockpit;
Situação do cockpit
Painel faltando os avionicos
Situação do Overhead
Visual da cabine
Se a ideia for restaurá-lo, por completo este será o ponto mais trabalhoso tendo em vista a fata de praticamente todos os avionicos e painéis dos mais diversos sistemas, acredito que uma saída seria a compra de peças dos outros aviões antes que eles sejam desmanchados.
Mas agradecemos a iniciativa do empresario misterioso e desejamos sucesso em sua caminhada e assim que estiver pronto eu estarei lá pra ver esta bela ave.
Um vídeo pra quem tem saudade da época em que voar não era só voar
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