Boa Noite
Bom, pensei muito em escrever este texto;
Durante vários dias pra dizer a verdade, mas por fim percebi que com ele faria
mina parte e ajudaria muita gente.
Recebemos muitos emails perguntando sobre
a profissão de mecânico de aeronaves, e principalmente sobre salário e
perspectivas de mercado, a uma semana pensando como iniciar a resposta de mais
um destes emails, eu chegava sempre a mesma pergunta, como falar de algo que eu
não fiz? Que eu não vivi?
Sim; Apesar de já formado com duas CCT's,
com uma bagagem de conhecimento muito boa, devido aos estudos autônomos
inerentes aos "Pilotos Virtuais" e amantes da aviação, eu não me
considero um Mecânico de Aviões, isso porque eu ainda não exerci minha
profissão, nem mesmo consegui um estagio para receber meu diploma, sendo assim
não posso e não tenho direito de falar nada sobre a profissão de Mecânico de
Manutenção Aeronáutica, no dia em que for contratado eu lhes direi o que é ser
um MMA.
O segundo ponto e sobre o salário, quanto
a este tenho por costume explicar o que observo, nestes dois anos e meios de
corrida atrás de um estagio, vejo que esse ramo e dividido em três
profissionais:
Nº1 O Aluno \ Estagiário
Este famigerado por trabalho não tem
serventia alguma para a aviação e quando contratado e por "QI" ou por
conhecimentos adquiridos em outros cursos, metalurgia, mecânica, eletrônica
etc. geralmente ganham muito mal ou nem ganham para trabalhar, são bolsas de
poucas centenas de reais, mas que ajudam a pagar os R$400,00 reais de
investimento na formação.
Nº2 O CCT
Este, no caso EU, acabara de formar, foi
lá e pagou a ANAC R$150,00 por cada carteira, correndo o risco de não ter
estudado o suficiente e perder o investimento e sair sem a tão sonhada CCT,
este serve para a aviação afinal as leis permitem que ele ajude os mecânicos no
serviço, porem tem muito CCT pra pouca vaga, e novamente o "QI"
impera, são raríssimas às vezes em que um CCT se encaixa em uma empresa sem
conhecer "aluguem", eu conheço alguns que assim conseguirão vaga, e
são muito felizes, a outra parcela de CCT's estão ai, a mendigar uma vaga nos
aeroclubes, taxi aéreos, oficinas e cias aéreas, fazem como eu, todo mês
inundam as caixas de emails e recepção das empresas com currículos, tudo isso
na desesperada vontade de entrar na aviação, de viver e sentir a aviação, de
tocar e aproximar das aeronaves, para estes a vida foi um pouco mais generosa e
a boca que era minguada com poucas centenas, começa a ficar meia boca, afinal
estes gozam de um salário variando de R$700,00 a R$1500,00 iniciais, nada mal,
isso se encontrar uma vaga, afinal com o imenso numero de CCT's as
empresas procuram nessa multidão o mais qualificado, com alguma experiência,
inglês fluente, que estudou nas melhores escolas do Brasil, outros cursos
tecnológicos e por ai vai, EU estou aqui no meio dessa multidão tentando achar
um buraquinho pra entrar em uma empresa.
Nº3 O CHT, FAA, o The Best, o pica das galáxias...
Neste patamar estão os profissionais que
possuem grande bagagem de experiência, nome conhecido na aviação nacional e até
internacional, são os verdadeiros MMA's, a eles é destinado os salários
maiores, aqueles anunciados aos alunos novatos do curso pelas escolas de
manutenção, vendendo o peixe grande ao aluno em vez de lhe mostrar o quanto é
difícil crescer neste ramo, este salário varia de R$1500,00 ao "infinito e
além”, afinal alguns ganham, em dólar ou euro dependendo da companhia que
trabalham, e dos certificados que possuem, geralmente falam inglês fluente, são
conhecidos e disputados a tapas pelas empresas, afinal é neste patamar que esta
a falta de mão de obra.
Muito se fala sobre falta de mão de obra
na aviação em parte é verdade tem profissionais como os CHT's que faltam na
aviação, mas CCT’s e Alunos são o que mais tem no mercado.
Perspectiva de mercado
Bom isso é questão de lógica, desde que
iniciei o meu curso, isso em 2011 ouço noticias de Cias fechando de empresas de
manutenção falindo, de demissões em massa, e fusões mirabolantes entre empresas
aéreas, e lhes digo senhores; elas estão em crise, esta é a forma de medicar as
empresas doentes, cortando gasto, o prognostico não é bom estamos em crise,
temos aéreas fechando os trimestres com prejuízo, combustível em alta, uma
guerra de mercado por preços baixo onde as empresas cortam gastos operacionais
para se continuar competitiva no mercado, se a empresa não vai bem, reduziremos
os voos, reduziremos a tripulação reduziremos as aeronaves e reduziremos os mecânicos
isso é lógica, tudo e gasto.
O Brasil definitivamente de 2010 pra cá
não tem sido um mercado bom para aviação, temos países subdesenvolvidos na África
que apresentam crescimento de frota, de mão de obra e de valores das empresas,
maiores do que no Brasil, temos inflação, nossas empresas são dependentes do
dólar, hoje ele bateu a casa dos R$2,45 e continua a subir, se eu gasto em
dólar isso e péssimo.
O que eu espero?
Não sei, estou mais perdido do que cego em
tiroteio, graças a minha formação de técnico de informática e redes lógicas,
mantenho minhas dividas pagas, meu futuro na aviação é incerto, eu procuro
investir em conhecimentos que posso utilizar em ambas as profissões, como o
inglês, por exemplo, penso em fazer eletrônica também, mas não gastarei nenhum
centavo na aviação, já gastei muito, em torno de R$15, 000,00 e um ano depois
não tive nenhum retorno e me preocupo com o fato que quando tiver, e se tiver
no futuro uma demanda por CCT's já serei velho e talvez já tenha esquecido boa
parte do que aprendi.
Aos Novatos o que eu digo?
Bem vindos ao mundo senhores, e como me
disse um mestre:
“O mundo é mal e ele será mal com os
senhores também”
Não quero amedrontar ninguém nem minguar
os sonhos de alguém, afinal eu continuo com meu sonho, mas quero que fiquem
cientes do navio que estão entrando, neste navio temos um furo no casco, já
fecharam as comportas dos compartimentos inundados, se afundaremos ou
chegaremos a tão sonhada margem, nenhum de nós é capaz de prever, o mercado da
aviação é um mercado frágil e muito instável, o melhor conselho que já ouvi,
foi de um veterano CMTE da velha Varig, ele disse "Na aviação sempre temos
que ter um plano B”, sejam bem vindos e tragam com sigo botes e coletes salva
vidas, pois navegamos por águas turbulentas.
Decolamos com um CB na Proa!!!
Carlos H Peroni Jr
mapblog.sac@gmail.com
Boa tarde Carlos,
ResponderExcluirO seu comentário é interessante e em certas partes verdadeiro. Só não concordo com a parte em que fala que a aviação é um mercado muito instável. Se você for um bom profissional sempre terá seu lugar reservado, não só na empresa em que trabalhar pois a aviação é um "ovo" todo mundo conhece todo mundo, se fizer besteira acaba com sua carreira mas caso contrário sempre terá espaço no mercado. Tenho pouco tempo de aviação, mas convivo diariamente com pessoas que têm mais de 40 / 50 anos de aviação e é o que todos comentam. É difícil entrar? Sim, mas não impossível. Me formei no Polimig em 2011 e antes mesmo de formar eu já estava empregado. Hoje o mercado esta realmente saturado mas ainda existem muuuitas vagas para CCT, o maior problema é que a demanda é mais para bases remotas como por ex: Manaus / Jiparaná dentre outras. Abraço o blog está de parabéns... Não desista pois é muito gratificante trabalhar na aviação !!!
Boa noite Higor Ferreira
ResponderExcluirInteressante seu ponto de vista, e reconheço que depois de fixados os pés no mundo da aviação, realmente é difícil sair dele, mas até fixa-lo é outra historia, e que este é um mundo bem instável isso é sim, ele depende de muitas variáveis de mercado, como valor do dólar, alta do petróleo, crises de mercado, externo e interno, falência de empresas,criação de novas, acidentes aéreos e essa lista continua, fico grato pela participação e pelo incentivo, não desisto fácil, e já me preparo para iniciar o curso de Engenharia Mecânica, só não suporto ver propagandas enganosas tentando mostrar uma verdade que não existe.
Um grande abraço e até a próxima.
Eu passei exatamente por isso, fiz um curso tecnólogo em manutenção de aeronaves, pra tentar me diferenciar, tirei 2 CCT's, e tentei por 2 anos um emprego na área, sem sucesso..entreguei curriculum para vários conhecidos que trabalha na área, e nunca dava certo, comecei a trabalhar no aeroporto, e uma empresa tercerizada da Infraero, mas não era na manutenção, fiz isso pra tentar ficar perto e ter mais contatos, também não deu certo, um dia, acessei o site da Anac e comecei a ligar e enviar email para várias empresas de manutenção no Brasil, um dia recebi uma ligação para uma entrevista, eu morava em CWB e a entrevista era em POA, pensei várias vezes sobre o que e queria, resumindo.... trabalho com Aux. de Manutenção de Aeronaves, em uma empresa MRO que presta serviços pra Boeing, Airbus, Embraer entre outros, uma verdadeira escola, aprendi e aprendo muito, moro em POA há mais de 1 ano, irei tirar minha CCT de AVI, falta 1 ano e 10 meses para que eu checar as minhas carteiras. Acredito que vale apena insistir, que no final vale mto apena. Valeu
ResponderExcluirInteressante a sua experiência.
ResponderExcluirEu cheguei até aqui nesse blog Justamente porque eu estou interessado em entrar nessa área, mas estou meio com o pé atrás de fazer o curso e acabar não conseguindo emprego.
Apesar de ter escrito a mais de dois anos, seu post me esclareceu muita coisa.
Se puder, mande-me atualização de como está a área atualmente. Obrigado.
A situação piorou ta bem complicada, o negocio e estudar e estudar indico inglês, outras carteiras e um superior em curso vai ajudar muito quando a situação melhorar
ResponderExcluirbom dia carlos bom dia amantes da aviação como eu no meu istagran so fala de avião pois é estou a procura de emprego nesta area auxiliar de pista de oficina de qualquer coisa mas esta muito complicado eu tenho as 364 horas checada do basico e falta a de 60 horas na oficina ja tenho terminado um curso gmp e não consegui grana para fazer a checagen da anac pois estou desempregado e a procura de emprego as vezes acho que não é para mim pois o dificuldade danada se alguem souber de alma vaga para treinne me avisem pois a anac cria as leis ai e nos que estamos nos adequando a estas leis sofremos pois não temos respaldo e o seu comentario diz sobre isto tambem o que vc perguntar sobre avião eu sei e se não souber quero descobrir bom eu sou de aparecida de goiania e estou a procura de emprego pois tenho uma faculdade para terminar e 3 carteiras para checar agrdeço ai aos amigos de profissão que me derem uma força bom dia a tds
ResponderExcluirfiz curso de gmp tenho cct da anc tenho usiangem falo inglês e ate hoje nunca foi se quer chamado para entrevista terminei o curso em meados de 2017
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