É Turbo Jato ou Turbo Fan ?
Bom pessoal esta é uma pergunta interessante, que costuma dar uma boa discussão
Mas primeiro vamos a um jogo com as imagens abaixo, é bem simples , é só falar se o avião na imagem é turbo jato ou turbo fan !
Boeing 707
Boeing 727 200
Boeing 737-200
RESPOSTAS
707- imagem 1 Turbo Jato (Alguns usam turbo fan !!)
727- imagem 2 Turbo fan
737- imagem 3 Turbo fan
Muitos vão dizer que eu estou errado, mas antes disso vou explicar algumas coisas.
Primeiro alguns conceitos
Motores Turbo Jato são motores em que todo ar admitido é comprimido, queimado, expandido e exaurido, este motor possui apenas o núcleo, ou seja ele não possui Bypass, que nada mais é do que, uma passagem de ar externa aos compressores, câmaras de combustão e turbinas, sendo assim "Teoricamente" podemos dizer que o Turbo Jato é um Turbo Fan com razão de Bypass igual a Zero (apenas para entendimento afinal os turbo jatos vieram primeiro).
Abaixo vemos um JT3C em corte
Este e um motor fabricado pela Pratt Whitney, equipou aeronaves como: B-52 Stratofortress B-57 Canberra Boeing 707 Douglas DC-8 F-8 Crusader F-100 Super Sabre
Em corte podemos ver que todo ar admitido é levado aos compressores ass câmaras de combustão, as turbinas e assim exaurido.
Agora um motor Turbo Fan
O Turbo Fan e um motor a reação assim como o Turbo jato, porem este possui um Fan que é responsável pela admissão do ar que será levado ao Bypass e para o núcleo, onde este será comprimido, queimado, expandido e por fim exaurido na seção de exaustão, porem neste momento este ar encontra a sua volta o ar que passou pelo Bypass, (ar mais frio) e o choque destes gases (núcleo e bypass) produz redução de ruídos e consumo. alem de tração devido este movimentar maiores massas de ar.
Uma característica importante do turbo fan e a razão de derivação (Bypass Ratio) que indica a proporção entre as massas de ar impulsionadas pelo fan e pelo núcleo. os antigos turbo fans possuíam Bypass Ratio menores que 1 ( isso significa que o fan movimentava uma massa de ar menor que o núcleo) hoje ha motores turbo fan com razões iguais a 6.
Abaixo podemos ver um esquema de um turbo fan e o esquema de um motor CFM 56 em corte
Bom ai vocês devem esta se perguntando esse Carlos e louco, olha o tamanho do CFM 56 e olha o tamanho do motor do 727 e 737 (breguinha).
Pratt Whitney JT8D 737-200
CFM 56 737-classic/NG
Bom agora vamos a segunda parte!!
Os motores Turbo fan nasceram de testes sobre a ideia de introdução de um Bypass, desta forma os primeiros motores Turbo fan usavam pequenos Bypass e assim como a ideia foi solidificando e crescendo, a razão de Bypass foi aumentando. assim temos dois tipos de Turbo fan, sendo Low Bypass e high bypass
Abaixo vemos dois motores Turbo Fan pioneiros
Pratt Whitney JT3D evolução do JT3C este foi utilizado em Boeing KC-135 Stratotanker Boeing 707 Boeing B-52H Stratofortress Douglas DC-8 General Dynamics RB-57F Canberra Lockheed C-141 Starlifter Shanghai Y-10
Pratt Whitney JT8D
Bom chegamos onde queríamos, sua estreia foi em 1963 com o primeiro voo do 727 este modelo foi utilizado no, B707, B737-100/200, DC9, MD80 e nos últimos SA Caravelle, este motor é derivado do JT8A um motor utilizado nos primeiros caças a jato, possui compressores de fluxo axial com dois estágios de Fan, quatro estágios de baixa pressão e sete estágios de alta pressão, nove câmaras de combustão anulares, e quatro discos de turbina sendo três de baixa pressão e um de alta pressão. como pode ser visualizado nas imagens abaixo.
Em Azul na parte externa podemos ver o duto do Bypass
Esquema do motor com Secondary e Primary Airflow destacados
Vista Explodida
Seção dos Compressores/Fan's
Seção das turbinas
Agora vamos a terceira parte, sempre que falo deste motor e afirmo que estes aviões usavam motores turbo fan sempre me perguntam se tenho certeza do que estou falando, e se eles só usaram este motor.
Para responder esta pergunta fui olhar com o fabricante...
First flight: | April 9, 1967 |
---|---|
Model number: | 737-100/-200 |
Classification: | Commercial transport |
Span: | 93 feet |
Length: | 93 feet 9 inches |
Gross weight: | 111,000 pounds |
Cruising speed: | 580 mph |
Range: | 1,150 miles |
Ceiling: | 35,000 feet |
Power: | Two 14,000-pound-thrust P&W JT8D-7 engines |
Accommodation: | 2 crew, up to 107 passengers |
Texto completo em: http://www.boeing.com/history/boeing/737.html
Bom vendo as especificações do fabricante podemos ver que a motorização oficial é a família P&W JT8D, mas também e algo logico o 737 voo pela primeira vez em 1967 neste ano o JT8D já fazia quatro anos de voos bem sucedidos nos 727 e 707 porque então equipa-lo com um turbo jato de tecnologia já ultrapassada?
A mesma especificação pode ser encontrada em: http://www.b737.org.uk/powerplant.htm
Especificações do 727 em: http://www.boeing.com/history/boeing/727.html
Quanto ao barulho e fumaça dos breguinhas, é algo logico, quanto maior a razão de bypass menor e o ruido e consumo de combustível, como ele é um Low Bypass ele queima mais combustível e faz mais barulho.
Este motor até hoje é produzido e sofreu modificações para reduzir consumo e ruido como pode ser visto em : http://www.pw.utc.com/products/commercial/jt8d.asp
Posso fazer a pergunta novamente?
Espero que tenham gostado.
Carlos Henrique Peroni Junior
mapblog.sac@gmail.com
Fontes
Livro:
Aircraft Gas Turbine Power Plant Chapter IV Engine Familiarization paginas 4-1 A 4-22
Distribuído Por Jeppesen Escrito por Charles E Otis & Peter A Vosbury
Site:
http://www.boeing.com/history/boeing/737.html
http://www.b737.org.uk/powerplant.htm
Fontes
Livro:
Aircraft Gas Turbine Power Plant Chapter IV Engine Familiarization paginas 4-1 A 4-22
Distribuído Por Jeppesen Escrito por Charles E Otis & Peter A Vosbury
Site:
http://www.boeing.com/history/boeing/737.html
http://www.b737.org.uk/powerplant.htm
*Para o pessoal da minha turma (esta é a matéria de GMP para o próximo semestre "Motores a Reação")
Parabéns pela explicação , e com.otimas fontes. Gostei , entendi , e arquivei.. 😀😀
ResponderExcluirTodo avião tipo caça usa turbojet?
ResponderExcluirCarlos, muito obrigado!
ResponderExcluirTirou minhas dúvidas com riqueza de detalhes.
Sucesso pra você.